Perguntas Frequentes (FAQ’s)

O que é o ICF?

O sistema construtivo ICF – “Insulated Concrete Forms” - é constituído por blocos de EPS (Expanded Polystyrene), que após a sua montagem, são preenchidos com betão armado de uma forma contínua, formando as paredes dos edifícios.

tecdream, ICF system, sistema ICF, construção moderna, construção modular, construção esferovite, sistema construtivo, arquitectura moderna, isolamento, modern architecture, EPS blocks, bloco eps

Este sistema junta assim um material de alta resistência, o betão armado, entre duas camadas de EPS, material de elevada capacidade isolante. Esta combinação cria uma parede com propriedades de excepção, com destaque para o elevado isolamento térmico (Classificação Energética A ou A+) e isolamento acústico (mínimo 44db), superior segurança contra incêndios (até 4h) e elevada resistência e durabilidade estrutural (mais de 100 anos  de vida útil).

O ICF é pré-fabricado? Porque é considerado modular?

Não, o ICF não é pré-fabricado. Trata-se de um sistema de construção tecnicamente avançado, composto por blocos de EPS previamente produzidos em fábrica, mas que são assemblados no local da construção. A armação do ferro e posterior betonagem das paredes é feita imediatamente depois.

Este sistema é considerado modular pela sua facilidade de manuseamento e modularidade - 1 bloco de EPS equivale ao uso de 6 tijolos de alvenaria - e pela simplificação do processo construtivo - os blocos de EPS servem de cofragem perdida ao betão, ao mesmo tempo que executam o isolamento térmico das paredes. Por sua vez, os 15 cms de espessura de betão armado dentro de todas as paredes formam a estrutura da construção, conferindo-lhe o isolamento acústico juntamente com o EPS.

Quanto tempo demora a construir uma casa?

As construções TECdream tomam entre 10 a 12 meses a serem terminadas.

Futuramente, a simplificação de processos logísticos podem fazer com que a construção com o Sistema ICF chegue aos 8 meses de construção.

Falam do conforto elevado nas casas TECdream. Como posso perceber esse facto?

O conforto numa moradia pode sentir-se pela redução de ruído e sons que vêm do exterior, e pela temperatura e grau de humidade sentidas quer no Verão quer no Inverno. Quanto melhor for o isolamento da moradia, melhor se sentirá em sua casa! Com o sistema ICF da TECdream, os nossos habitats apresentam alta insonorização acústica entre divisões, e isolamento também do exterior, com valores mínimos de 44dB (o ruído de uma sala de estar chega a 40dB; um camião pesado em circulação pode chegar aos 74dB). Em termos de temperatura interna, as construções em ICF apresentam pontes térmicas diminuídas (variação da temperatura entre verão-inverno e noite-dia). Em casos tradicionais, as pontes térmicas e humidade são reduzidas para metade, comparativamente com a construção tradicional. Adicionalmente, as patologias associadas às humidades e infiltrações são virtualmente eliminadas. Ainda assim, melhor do que ler a descrição das diversas vantagens deste sistema construtivo, não há nada melhor do que visitar algumas das nossas construções. Contacte-nos, e combine connosco uma visita, sem compromisso!

O que significa “Classificação Energética A ou A+”?

A Classificação Energética - que varia de A+ (o mais alto) até F (o mais baixo) - é o resumo do SCE Sistema de Certificação Energética (https://www.sce.pt/). É uma avaliação feita a cada imóvel que disponibiliza ao proprietário informação sobre o desempenho energético do edifício, que inclui a redução de custos com a utilização de energia, a melhoraria do conforto térmico e o acesso a financiamento e benefícios fiscais.

A construção TECdream tem Classificação Energética A ou A+, dentro do quadro de qualidade da construção e aplicação de materiais e equipamentos aconselhados. Este grau é o melhor que qualquer sistema construtivo poderá conseguir!

Além de proporcionar poupanças entre os 50% e 60% em electricidade se utilizar, por exemplo, um ar condicionado, a Classificação A ou A+ permite ter descontos em IMI nas câmaras que já adoptem políticas pró-ambientais.

Este sistema construtivo é seguro?

Sim, nada se comparará a uma construção feita de raíz. Uma laje de betão maciça e paredes de betão armado com 15 cms de espessura conferem a qualquer construção TECdream superior comportamento em termos de solidez e robustez estrutural. As construções em ICF da TECdream têm um período de vida útil nunca inferior a 100 anos, isto é, sem que precise de se preocupar em fazer obras de melhoramento ou manutenção da estrutura.
Os próprios blocos de EPS formam duas paredes que isolam o betão armado durante a sua cura (“secagem inicial” aquando da construção), permitindo que este atinja excelentes características depois de se tornar sólido. O mesmo EPS isola a estrutura das intempéries e humidades durante todo o período de vida útil da construção. 
Aliada à robustez da estrutura, é possível tratar o plástico com produtos que adicionem resistência contra incêndios até 4 horastendo Euroclass E, o EPS é um material auto-extinguível, fazendo com que a chama não se propague em contacto com este plástico. 

É possível construir em altura? Ou construir cave?

O Sistema ICF permite executar construção até 7 pisos de altura. Devido à alta robustez e segurança das paredes em betão armado, este sistema é bastante versátil na construção de diversos pisos.

O mesmo se verifica com a construção em profundidade: o ICF permite que se adeque a espessura da paredes para que se construa pisos de cave, principalmente quando estas também servem de estrutura de contenção de terras.

É possível construir moradias de 2 pisos e cave sem que com isso se tenha que alterar a espessura de 15 cms de betão armado das paredes.

Que poupanças energéticas consigo alcançar numa casa TECdream?

Devido ao alto isolamento térmico, as construção TECdream proporcionam poupanças entre os 50% e 60% em electricidade utilizando, por exemplo, um ar condicionado (tendo como ponto de comparação uma moradia idêntica em alvenaria tradicional, com a mesma área e o mesmo equipamento).

A construção TECdream tem Classificação Energética A ou A+ (dentro do quadro de qualidade da construção e aplicação de materiais e equipamentos aconselhados).

Os bancos financiam construção com o sistema construtivo ICF?

Sim, sem dúvida alguma. O Sistema ICF apresenta uma qualidade de construção que é, sem sombra de dúvida, um salto qualitativo em relação à construção em alvenaria e, por isso, é visto como construção de alta qualidade que merecerá avaliação positiva por parte das entidades bancárias.

Além disso, estamos a falar de construção que preconiza licenciamento completo, tal como as casas em alvenaria, e é avaliado também pelas Câmaras Municipais como construção permanente.

Quais as vantagens para as construtoras?

A adaptabilidade do sistema permite que o ICF seja utilizado para construção de qualquer tipo de projecto de arquitectura. Permite também calcular com maior rigor a quantidade e custo dos materiais - principalmente na construção de estrutura - diminuindo drasticamente desvios orçamentais e aumentando o rigor da actividade.

Por ser leve e de fácil manuseamento, os colaboradores de obra estão mais seguros e menos dados a esforços físicos extremos ao manusear e aplicar os blocos de EPS.

A redução de utilização de maquinaria pesada e utensílios de alta manutenção também ajuda a ter uma obra mais limpa e com menor pegada ecológica. O mesmo facto também é um factor positivo nas obras de ampliação, dado que a construção é menos intrusiva para quem já habita a moradia.

Quais as vantagens em termos de rapidez de processos?

A maior vantagem em termos de eficiência de processos está na maior rapidez da construção da estrutura: é possível montar os blocos de EPS, armar o ferro e betonar todas as paredes de um piso de cada moradia num período de tempo entre os 7 a 10 dias úteis. Este processo principal, adicionado aos processos de preparação do terreno, construção da laje de betão, e posterior betonamento das lajes de cobertura, pode resumir a fase de construção da estrutura de 2 a 3 meses.

Depois, na fase de acabamentos, dado que o EPS funciona como material isolante, não é necessário adicionar outros elementos para essa função à posteriori.

De uma forma geral, a logística do Sistema ICF é bastante simples: os componentes são leves e fáceis de transportar. O sistema funciona de forma modular, permitindo a gestão de obras eficiente.

É possível efetuar a betonagem das paredes numa só operação?

Sim. É possível efetuar uma betonagem de uma parede com 3 metros de altura numa só operação. A mesma é efetuada em camadas com um máximo de 0,75 metros de altura. Usualmente, betonagem é contínua.

Para se proceder à betonagem das paredes usando o sistema construtivo TECdream é suficiente efetuar o escoramento num dos lados da parede?

Correto. Apenas é necessário aplicar o escoramento de um dos lados, pois os painéis estão interligados por conectores ("webs") de HDPE (Polipropileno de Alta Densidade). Portanto, garantindo o adequado escoramento e aprumamento do lado interior da parede, a parede exterior também apresentará as mesmas características, sem que seja necessário efetuar operações adicionais. Salienta-se, no entanto, que o espaçamento entre escoras não deverá ser superior a 1,20 metros.

Como se instalam as infraestruturas (electricidade, gás, água) nas paredes em ICF?

A instalação das infra-estruturas hidráulicas e elétricas é simples, uma vez que as mesmas serão embutidas no painel interior de EPS com 75 mm de espessura, que é fácil e rápido de cortar. Com o sistema ICF deixam de existir roços em betão armado e alvenaria, que prejudicam a estrutura, são morosos e criam resíduos desnecessários.

O desperdício associado ao sistema construtivo da TECdream pode ser reciclado?

Sim. Em primeiro lugar, o desperdício resultante do sistema construtivo TECdream é residual (2 a 3%) quando comparado com o desperdício da construção tradicional (15-30%). De qualquer forma, os produtos da TECdream são compostos por EPS (Poliestireno Expandido) e por HDPE (Polipropileno de Alta Densidade), que podem ser reciclados ou facilmente incorporados na construção do edificado. Também é usual proceder-se à trituração do EPS que posteriormente fará parte da composição dos enchimentos leves a executar em diferentes partes do edificado.

Posso comprar blocos de EPS à TECdream?

Sim. A TECdream está preparada para fornecer blocos de EPS e respectivas webs de HDPE para as empresas de construção que pretendam explorar o Sistema ICF nas suas construções. Bastará contactar-nos por telefone ou através do nosso formulário de contacto, e descrever de uma forma geral a construção a executar, nomeadamente a quantidade de m2 de paredes a executar.

A TECdream fornece material auxiliar para eu construir com o ICF?

Sim, existe essa possibilidade. A TECdream tem uma série de ferramentas auxiliares para a construção com o Sistema ICF que podem ser adquiridas pela sua empresa: sistemas de escoramento e kits de corte de EPS. Consulte-nos por telefone ou através do nosso formulário de contacto, e descreva a tipologia e dimensão do projecto. Aconselharemos a melhor hipótese para o seu caso.

A TECdream fornece acompanhamento técnico para eu construir com o ICF?

Sim, existe essa possibilidade. A TECdream tem uma série de engenheiros nos seus quadros que podem ser contratados para acompanhar determinadas fases da sua obra. Consulte-nos por telefone ou através do nosso formulário de contacto. Necessitaremos que nos disponibilize o projecto de arquitectura em DWG para podermos aferir a extensão e especificidade do projecto. Aconselharemos a melhor hipótese para o seu caso.

O Sistema ICF obriga a licenciamento na Câmara?

Sim. Todo o processo de legalização e regulamentação da construção com o Sistema ICF da TECdream é idêntico a uma casa com construção em alvenaria tradicional. Assim sendo, também as próprias Câmaras Municipais estão identificadas com o processo típico e burocracia associada à nossa construção.

Posso construir em ICF em qualquer terreno?

Não. Tal como na construção tradicional, a construção em ICF obriga a que o terreno tenha Classificação Urbana, ou seja urbanizado, ou que uma das parcelas do terreno esteja classificada ou caracterizada como tal. 
Não é possível construir em ICF em terrenos agrícolas, rurais, ou em REN - Reserva Ecológica Nacional - ou RAN - Reserva Agrícola Nacional - sem ser com autorização e especificação por parte das autoridades competentes e validação pela Câmara Municipal. 
Dado que a construção em ICF utiliza uma estrutura em betão armado, e que as nossas moradias têm carácter de permanência - período de vida útil superior a 100 anos - estamos a falar de casas para a vida. 

Como é que a TECdream me pode ajudar no licenciamento do projecto?

Um dos principais serviços na TECdream é o desenvolvimento de projectos de arquitectura, que depois são submetidos ao licenciamento - por Licenciamento ou por Comunicação Prévia - nas diversas Câmaras Municipais por todo o país.

A TECdream tem nos seus quadros diversos profissionais da área da Arquitectura e Engenharia Civil e outros colaboradores com experiência nas lides com Câmaras Municipais e diversas burocracias associadas: dentro das suas várias competências, está a análise e aplicação das regras específicas de diferentes municípios.

Consulte-nos por telefone ou através do nosso formulário de contacto, e descreva a sua situação e o seu projecto. Poderemos analisar a melhor abordagem para o seu caso.

Como se procede ao licenciamento nas Câmaras Municipais?

O licenciamento de uma construção é um processo complexo e obrigatório para a construção de moradias de carácter permanente, como é o caso da construção em ICF. De uma forma geral, o dono da obra (o Cliente) ou os responsáveis pelo projecto em nome do Cliente (Gabinete de Arquitectura ou o próprio Construtor) submete(m) o pedido de licenciamento com o Projecto de Arquitectura e Especialidades e aguarda(m) resposta (parecer) da Câmara Municipal e respectivas entidades externas. Esta submissão pode ser em fases - chamado de Licenciamento - ou duma vez só - chamado de Comunicação Prévia.
Com a resposta positiva (deferimento), são entregues os documentos do construtor, e o Cliente pode fazer o pedido do Alvará de Construção. Com o início da construção, técnicos especializados podem fiscalizar a obra, representando a Câmara Municipal, de forma a acompanhar na prática o que foi proposto e aprovado inicialmente. Com a conclusão das obras, o Construtor entrega outra documentação, como o livro de obra, e solicita finalmente o Alvará de Utilização. Com a emissão deste último documento por parte da Câmara, o licenciamento fica concluído, e o Cliente poderá habitar a sua casa.

O que são os Projectos de Especialidades?

De uma forma geral, os Projectos de Especialidade são um conjunto de estudos, cálculos e desenhos técnicos que complementam o Projecto de Arquitectura. As Especialidades existem para dar fundamento rigoroso ao Projecto de Arquitectura, ao mesmo tempo que detalham em esquemas e desenhos o funcionamento de cada construção aos mais variados níveis. 
Além dos estudos obrigatórios, algumas Câmaras podem exigir Especialides específicas de acordo com a localização ou cariz da obra.

Aqui estão exemplos dos Projectos de Especialidades mais comuns que a TECdream submete nos projectos de construção: 
Plano de Acessibilidades 
Projeto de Arranjos Exteriores 
- Projecto de Arquitectura Paisagista (se necessário) 
Projeto de Estabilidade 
- Projecto de Escavação / Fundações / Estrutura (se necessário) 
Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos 
Projeto de Águas Pluviais 
Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Eléctrica 
Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações (ITED) 
- Projecto de Instalações Mecânicas (se necessário) 
Projeto de Instalação de Gás 
- Projecto de Pré-Instalação de Ar Condicionado (se necessário) 
Projeto de Segurança Contra Incêndios 
- Projecto de Ventilação e Exaustão de Fumos (se necessário) 
Estudo de Comportamento Térmico 
Projeto Acústico 
- Projecto de Domótica (se necessário) 

A TECdream executa o licenciamento das especialidades?

NãoA TECdream tem parceiros especializados que executam as Especialidades para cada projecto. 
Se tem um Projecto de Arquitectura para construção em alvenaria já desenvolvido, e pretende construir em ICF, poderemos solicitar novos Projectos de Especialidades específicos, como o caso do Projecto de Estabilidade. Outras Especialidades, como o ITED, Acústico, Térmico ou Águas também poderão ser refeitas. 

O licenciamento em ICF é mais caro do que uma casa em alvenaria tradicional?

Não. O processo de licenciamento não é influenciado pelo tipo de construção, seja ele em ICF ou noutro sistema construtivo.

As principais taxas ou licenças camarárias são calculadas através de uma fórmula composta por uma parte fixa e uma parte variável. A parte variável desta fórmula varia em função da área total da construção proposta.

Quanto custam as taxas e licenças camarárias?

Infelizmente, essa é uma pergunta muito colocada, mas a resposta que podemos dar de uma forma geral nunca será tão satisfatória quanto o pretendido. Os custos das taxas e licenças camarárias não são fixos nem determinados por lei e, portanto, dependerão das regras de cada Câmara Municipal. Aconselhamos que possa procurar no site da sua Câmara - usualmente nos Regulamentos Gerais para a Edificação / Construção - ou então inquirir directamente o departamento de Urbanismo ou de Obras sobre estes custos. Será importante ter a localização do terreno onde pretende construir, e também ter um Estudo Prévio de arquitectura com a planta e áreas da moradia (ou, no limite, saber quais as áreas pretendidas para a mesma).

Preciso de projecto de arquitectura para o Sistema ICF?

Sim, a construção em ICF necessita que seja feito Projecto de Arquitectura. 
Na TECdream, temos profissionais disponíveis para desenvolver o projecto de acordo com as suas preferências, aconselhando-o sobre as melhores práticas de construção, adequando o projecto às suas necessidades de habitação e preferências. 

Não tenho projecto de arquitectura. A TECdream pode ajudar-me?

Sim. Mesmo que não tenha Projecto de Arquitectura, podemos desenvolver arquitectura de raiz para si. Outra hipótese será basearmos o seu projecto numa ideia ou num esquiço que tenha idealizado. 
Na TECdream, temos profissionais disponíveis para desenvolver o projecto de acordo com as suas preferências e necessidades. 

O Projecto de Arquitectura está incluído na construção? O que faz parte?

Não. O Projecto de Arquitectura é um serviço cobrado à parte do valor da construção da TECdream. 
No entanto, no Projecto de Arquitectura, estão incluídos todos os desenhos técnicos - plantas, alçados, cortes, telas finais - e demais peças escritas, assim como o Levantamento Topográfico do terreno: tudo isto é necessário para o normal e obrigatório licenciamento em sede de Câmara Municipal. Está também incluído um conjunto de imagens 3D que ajudem cada Cliente a visualizar aquilo que é a volumetria e estética da construção. 
Caso o Projecto de Arquitectura avance para a sua construção, estão também incluídas neste projecto as Especialidades gerais necessárias para o devido licenciamento na Câmara Municipal (nota: não estão incluídas as Especialidades acessórias, como projecto de arquitectura paisagista, impacto ambiental, ou outras especialidades solicitadas apenas por alguns municípios). 

Tenho um projecto de arquitectura para alvenaria. Posso construir em ICF?

Sim. Caso tenha um projecto que tenha sido desenvolvido especificamente para a alvenaria tradicional, o que terá que ser feito é a adaptação do mesmo para o Sistema ICF. 
Em casos normais, as alterações passam por refazer algumas das peças desenhadas, assim como novo Projecto de Especialidade de Estabilidade, que é necessariamente diferente entre sistemas de construção diferentes. 
TECdream tem nos seus quadros profissionais das áreas da Arquitectura e Engenharia Civil experientes no desenvolvimento e adaptações deste tipo de projectos. 

Tenho um esboço de uma planta. Posso usá-lo como base?

Sim, será uma óptima base de trabalho. No início do desenvolvimento da arquitectura, o importante é haver um bom entendimento do que cada Cliente pretende e necessita: se tem um desenho de uma planta já feito por si, poderemos perceber as suas ideias e exigências mais concretamente.

O que são as Linhas de Arquitectura TECdream?

As Linhas de Arquitectura da TECdream são uma série de propostas concretas para moradias, desenvolvidas internamente na empresa especificamente para o nosso Sistema Construtivo em ICF. Todas as Linhas têm variantes, e são compostas por plantas, alçados e imagens 3D concretas, de forma a facilitar análise por parte dos Clientes que ainda não saibam o que pretendem ou quais as suas necessidades de habitação.

Todas as nossas Linhas de Arquitectura são adaptáveis a cada Cliente - não são modelos fechados nem têm escolhas limitadas! - podemos aumentar ou diminuir áreas, adicionar divisões, caves, outros pisos ou outra configuração dos espaços. O mesmo se verifica com a estética do edifício: é possível escolher materiais, acabamentos ou cores distintas para a mesma Linha de Arquitectura.

Se escolher uma Linha TECdream ainda tenho que desenvolver projecto de arquitectura?

Sim. As Linhas de Arquitectura são um ponto de partida genérico: qualquer projecto de arquitectura que as segue terá que ter em conta as afinações/alterações solicitadas por cada Cliente, além do estudo e adaptação do mesmo às condições do terreno, assim como às diferentes regras e exigências camarárias. Não existe, portanto, um projecto de arquitectura que seja “clonado” para diferentes clientes.

Posso alterar uma Linha de Arquitectura TECdream?

Sim. Na prática, a adaptação e afinação de cada projecto é algo que fazemos com frequência.

O nosso serviço caminha em direcção à personalização, e não à standardização. Não temos qualquer motivo para fazer 2 construções iguais para 2 famílias com necessidades e preferências de habitação distintas.

Poderá, mesmo antes de nos contactar, seleccionar uma Linha de Arquitectura da TECdream que esteja próxima do que pretende - seja pela planta, pelo estilo arquitectónico, ou pela disposição de divisões - e imaginar o que gostaria de ajustar às suas necessidades. Poderemos depois falar especificamente sobre essas adaptações, que servirão de base para o desenvolvimento do seu Projecto de Arquitectura.

Quais as especialidades necessárias num projecto TECdream?

Aqui estão listados os principais Projectos de Especialidades que a TECdream submete regularmente para licenciamento dos projectos de construção (alguns deles acessórios) em Câmara Municipal. 
Dependendo da especificidade do projecto, do local ou das regras camarárias, podem ser solicitados outros Projectos de Especialidade. A TECdream reserva-se ao direito de analisar caso a caso, e a poder cobrar alguma dessas especialidades se assim se justificar. 

Plano de Acessibilidades 
Projeto de Arranjos Exteriores 
Projeto de Estabilidade 
- Projecto de Escavação / Fundações / Estrutura (se necessário) 
Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos 
Projeto de Águas Pluviais 
Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Eléctrica 
Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações (ITED) 
Projeto de Instalação de Gás 
- Projecto de Pré-Instalação de Ar Condicionado (se necessário) 
Projeto de Segurança Contra Incêndios 
- Projecto de Ventilação e Exaustão de Fumos 
Estudo de Comportamento Térmico 
Projeto Acústico 

A TECdream constrói “chave-na-mão”?

O termo que preferimos utilizar e que resume o nosso processo comercial e posterior construção é a “moradia pronta a habitar”.

O serviço e construção da TECdream é caracterizado por fazermos o acompanhamento do Cliente desde uma fase inicial (projecto de arquitectura) até ao final da construção (entrega da chave), mas existem uma série de fases intermédias e elementos da construção que a TECdream analisa juntamente com cada Cliente: o nosso serviço caminha em função da personalização; a standardização transversal da construção é um caminho que entendemos que não valoriza a qualidade do nosso serviço e da nossa construção.

“Moradia Pronta a Habitar” - O que inclui a construção com a TECdream?

Todos os nossos Clientes podem ficar certos que executamos a obra “de fio a pavio” com rigor, e não precisarão de se preocupar com ter que subcontratar outra empresa para executar alguma fase intermédia ou técnica da construção. 

Aqui estão elencados os principais elementos incluídos na construção TECdream: 

1) Etapas da construção / Infra-estruturas 
- Laje de betão (maciça) 
Estrutura em Betão Armado e Blocos EPS 
Instalações eléctricas 
Rede de Abastecimento e Drenagem de Águas (vulga “canalização”)  

2) Interiores 
Revestimentos 
Cantarias 
Pavimentos flutuantes (tipo Corticeira Amorim) 
Louças sanitárias (tipo Sanitana) 
Torneiras (tipo Sanitana) 
Azulejos (tipo Love Tiles) 
Luminárias embutidas 
Cozinha (plafond para escolha e personalização)  

3) Exteriores 
- Revestimentos das fachadas 
Pavimentos de circulação exterior 
Caixilharias em Alumínio ou PVC, sempre com corte térmico e Vidros duplos  

4) Equipamentos 
Painéis solares (Sunaitec) para Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) 

A laje de betão da casa está incluída?

Sim, a não ser em casos especiais. Usualmente, a TECdream utiliza laje de betão maciça, ou noutros casos laje aligeirada: estas tipologias de lajes estão incluídas nos nossos Serviços de Empreitada. Em casos especiais em que as condições do terreno não sejam as mais favoráveis, existirá um estudo mais aprofundado do trabalho a desenvolver e da solução mais adequada (exemplo - terreno com solo argiloso, em que é usual recorrer-se a lajes com suporte de fundações em estacaria): estes casos especiais podem significar um custo acrescido à construção da estrutura.

Quais as exclusões das construção? O que significa?

Chamamos exclusões a todos os elementosmateriais ou equipamentos que saem de uma norma que nos permita calcular o custo com antecedência, independentemente do Cliente. 
Usualmente, as rubricas tidas como exclusões são referentes a situações em que só estamos em real condição de calcular a extensão e/ou complexidade dos trabalhos e seus custos analisando caso a caso ou, por outro lado, elementos que pretendemos apresentar e decidir juntamente com cada Cliente.  

Exemplo a - os custos com os muros do lotesó se podem calcular tendo o levantamento topográfico do terreno, e sabendo as regras camarárias face às alturas mínimas e máximas para os mesmos. 

Exemplo b - arranjos exteriores: dois terrenos com o mesmo tamanho, em que um Cliente pode querer investir num projecto de arranjos exteriores que inclua zona de piscina e jardim, e outro Cliente pode preferir zona de deck com churrasqueira. Serão trabalhos e custos distintos. 

Exemplo c - a TECdream não executa cozinhas por modelo pré-definido; é nossa estratégia, em função do nosso serviço individualizado, deixar que a cozinha seja planeada e decidida de raiz por cada Cliente. Deste modo, não consideramos o elemento “cozinha” como inclusão, e optamos por dar liberdade de personalização a cada Cliente em função das suas preferências. 

Aqui estão elencados as principais exclusões na construção TECdream: 

1) Etapas da construção / Infra-estruturas 
Trabalhos de aterro ou desaterro 
Trabalhos de Demolições 
Laje em solos especiais (analisado previamente) 
Fossa séptica 
Depósito de água potável 
- Sistemas de captação de águas pluviais 
- Sistemas de reaproveitamemte de águas cinzentas 

2) Interiores 
Roupeiros (Opcional) 
Candeeiros / Luminárias suspensas 
Electrodomésticos 
Ar condicionado (Opcional), ou outro sistema de aquecimento de ambiente (Opcional) 

3) Exteriores 
Muros exteriores do terreno (Obrigatório) 
Pérgolas e portadas (Opcional) 
Decks 
Alcatroamentos 
Acessos Pedonais / de veículos (Opcional) 
Arranjos Exteriores (Opcional) 
Arquitectura Paisagista (jardim / relva / árvores) 

4) Equipamentos 
Vídeo-porteiro (Opcional) 
Piscina / Spa / Wellness (Opcional)  

5) Projectos e Licenças 
Projecto de Arquitectura* (obrigatório) * (inclui Levantamento Topográfico) 
- Licenças e Taxas camarárias (obrigatório) | (por conta do Cliente) 
- Outros custos administrativos (Câmaras / Juntas) 

Qual a garantia das moradias TECdream?

Em termos de legislação, acompanhamos aquelas que são as regras da União Europeia obrigatórias para a construção: 
10 anos para a estrutura da moradia; 
5 anos para revestimentos e acabamentos; 
2 anos para equipamentos (cobertos também pelo próprio fabricante). 

Na prática, a construção com o Sistema ICF da TECdream permite que a estrutura tenha um período de vida útil que ultrapassa os 100 anos, algo que supera bastante os períodos mínimos exigidos por lei. 

As imagens mostram piscinas e spas. Estão incluídos?

Não. As imagens são exemplos da variedade de equipamentos, materiais e/ou acabamentos que as nossas construções podem preconizar. Exemplos de piscinas, spas, jacuzzis ou outros equipamentos são sugeridos por nós como equipamentos que complementam e valorizam a construção, dado o grau de conforto extra que proporcionam aos nossos Clientes e utilizadores de cada moradia.

Estamos, ainda assim, dentro da possibilidade de construir e/ou instalar qualquer um desses exemplos nas nossas construções. Se tem alguma dúvida sobre estes exemplos, não deixe de nos contactar por telefone ou através do nosso formulário.

Que tipo de acabamentos posso escolher para a minha moradia?

A superfície dos blocos de EPS é preparada para receber qualquer tipo de acabamento existente no mercado, sem ser necessário adicionar qualquer tipo de isolamento térmico extra. 

As paredes exteriores são normalmente acabadas com argamassas fibro-reforçadas à cor pretendida (Sistema ETICS), podendo, no entanto, aplicar-se outro tipo de revestimento, como por exemplo cerâmicos, fenólicos ou pedra; imitação de rústico ou industrial. As paredes interiores também dispõem de um variado leque de acabamentos, como por exemplo reboco afagado, estuque, cerâmicos; pedras ou madeiras, autênticos ou em imitação.  

Não pretendo “chave-na-mão”. Posso contratar apenas parte da construção?

Sim, existe essa possibilidade. Consoante os casos - nomeadamente em função da localização geográfica da obra, ou face a orçamentos limitados - podemos aconselhar os Clientes a contratar e desenvolver com a TECdream apenas parte da construção, como por exemplo a estrutura. 

Se achar que pode estar dentro desses casos, não hesite em contactar-nos antes de tomar uma decisão: o investimento no nosso Sistema Construtivo é uma óptima característica para qualquer moradia. 

A TECdream constrói em todo o território?

Actuamos em parte do território continental português*. Existem planos para alargar a área geográfica num futuro próximo. 

* Existe também a possibilidade, caso a área geográfica não seja favorável, da TECdream executar apenas a parte estrutural em ICF e betão armado da moradia. 

Os preços são iguais em todo o território?

Não. Os preços de referência são adaptados em função do território nacional. 

A estratégia da TECdream passa por procurar materiais a fornecedores nacionais e locais, de forma a conseguirmos o melhor preço possível em qualquer momento. Temos uma política de transparência e proximidade entre os principais fornecedores dos materiais por nós preconizados, de forma a conseguirmos a melhor proposta para o Cliente final a qualquer altura. 

Que tipo de manutenção está associada a uma casa TECdream?

A construção da TECdream tem uma manutenção extremamente reduzida, pois envolve materiais de elevada durabilidade e resistência mecânica, dos quais se destaca o betão-armado e as argamassas fibro-reforçadas. 

Uma construção TECdream não está sujeita a problemas associados às contrações e dilatações de materiais usuais em construções de madeira, nem a problemas de corrosão habituais em construções metálicas. 

Os problemas com humidade são minimizados com o Sistema ICF?

Sim, são virtualmente eliminados. A patologia mencionada resulta usualmente da presença de humidade ascensional nas paredes que conduz a uma acelerada degradação física e estética dos rebocos e alvenaria, sendo caracterizada por uma mancha de humidade geralmente na base das paredes e pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas. 

Ao se recorrer ao sistema construtivo da TECdream esse tipo de patologias é praticamente eliminado, pois a capacidade de absorção de água do EPS é nula quando comparado com o nível de absorção das argamassas e alvenarias. De qualquer forma, todas as paredes enterradas deverão ser sempre devidamente impermeabilizadas. 

Como se fixam quadros, armários ou televisões nas paredes do sistema da TECdream?

No que diz respeito à fixação de materiais leves (ex: quadros), é importante referir que não é o tijolo que suporta esses elementos na construção tradicional. O que oferece capacidade de resistência são os acabamentos (estuque ou reboco). Uma vez que os acabamentos a aplicar sobre o EPS serão idênticos, essas argamassas poderão facilmente suportar elementos relativamente leves. 

No entanto, quando se pretende aplicar nas paredes elementos pesados (ex: armários, televisões) apenas tem que se ter o cuidado de recorrer a parafusos de betão com comprimento suficiente para atingir o betão (usualmente: 12cm ou 15), não sendo necessário recorrer a buchas químicas como ocorre em paredes de tijolo. 

Posso instalar um ar condicionado mais tarde?

Sim. A TECdream pode planear em Especialidade a pré-instalação de ar condicionado, e faz essa mesma preparação, para que o local assinalado em projecto de arquitectura possa receber o equipamento mais tarde. 

Quero fazer obras de remodelação na minha casa. O que devo ter em conta?

É importante salientar que o Sistema Construtivo ICF da TECdream pode ter uma lógica evolutiva e deve ser pensado a longo prazo. As remodelações serão difíceis de fazer se estiverem fora do que foi inicialmente projectado na arquitectura: uma estrutura do edifício com 15 cms de betão armado ao longo de todas as paredes da casa não é algo fácil de contornar. 

Antes de iniciar qualquer obra, o primeiro passo a tomar deverá ser a consulta a um arquitecto: explique o que pretende e qual a razão das remodelações; com o Projecto de Arquitectura original poderão encontrar maneiras criativas e minimais de ir de encontro às suas pretensões sem recorrer a trabalhos extensos. Depois, deverá consultar quais as regras e leis camarárias que obriguem à definição do projecto e devido licenciamento camarário das obras e/ou intervenções na moradia. 

Com o caminho definido em conjunto com o seu arquitecto, e como certamente será conselho desse profissional, o mais importante é agir de acordo com as especificações técnicas e a estabilidade do Sistema ICF: qualquer alteração a uma parede tem que ter em conta o comportamento da moradia no seu todo. Deverá contratar um empreiteiro que conheça o sistema construtivo e possa agir de acordo com o projecto de intervenção, e que desenvolva a obra de acordo com a qualidade e nível de materiais e acabamentos preconizados pela TECdream, de forma a garantir o mesmo nível de performance e conforto da sua moradia no final da intervenção. 

Quero ampliar a minha casa. Como devo proceder?

É importante salientar que o Sistema Construtivo ICF da TECdream pode ter uma lógica evolutiva e deve ser pensado a longo prazo. As ampliações podem ser executadas de forma bastante simples se estas tiverem sido precavidas no Projecto de Arquitectura original. 

Antes de iniciar qualquer obra, o primeiro passo a tomar deverá ser a consulta a um arquitecto: explique o que pretende e qual o objectivo da ampliação; com o projecto de arquitectura original poderão encontrar maneiras criativas e eficientes de ir de encontro às suas pretensões sem recorrer a trabalhos extensos. Depois, deverá consultar quais as regras e leis camarárias que obriguem à definição do projecto e devido licenciamento camarário das obras e/ou intervenções na moradia. 

Essencialmente, a adição de mais divisões à estrutura original será substancialmente mais simples se a comunicação entre a parte original e a nova estrutura for promovida através de uma porta ou janela pré-existente: esses pontos tornam mais simples a reformulação da estrutura, sem colocar em causa a estabilidade e performance geral do edifício, ao mesmo tempo que minimizam a necessidade de retirar e voltar a colocar revestimentos. 

O próprio Sistema Construtivo em ICF torna muito mais simples estas obras: produz muito pouco desperdício e entulho em obra e também reduz a utilização de maquinaria pesada ou trabalhos perigosos de transporte e manuseamento de mercadorias. Estas características tornam eventuais trabalhos de ampliação menos intrusivos para os utilizadores diários da moradia.